terça-feira, 23 de novembro de 2010

... Carmen

Aqui fica um dos duetos mais emocionantes da ópera.
É o final da ópera Carmen em que os dois protagonistas (Don Jose e Carmen), se encontram novamente. Carmen tem agora um novo amor e Don Jose é já parte do passado, porém este ainda ama Carmen e implora que ela volte e longe dali possam recomeçar. Ela no entanto nega dizendo que já não o ama e é livre e é assim que também vai morrer.
Ouvindo-se a multidão na arena a gritar, Don Jose pede-lhe uma última vez para ficar com ele, mas ela volta a negar e atira-lhe o anel que Don Jose lhe tinha oferecido enquanto eram amantes, então Don Jose, possuido pela loucura e pelo desespero daquela paixão mata Carmen enquanto na arena Escamillo (Toreador) é aplaudido por ter vencido o touro.

Esta versão é uma produção do Metropolitan Opera de NY, com Elina Garanca e Roberto Alagna nos principais papéis. Estes dois cantores estão, na minha opinião fantásticos e conseguem transmitir a intensidade deste final, em especial Alagna que é de facto a encarnação de um Don Jose louco de paixão.

http://www.youtube.com/watch?v=iN_X5CWQI98

(infelizmente não consegui colocar aqui o video mas fica o link para o ver no youtube, não percam, vale realmente a pena)

Sem comentários:

Enviar um comentário