domingo, 14 de novembro de 2010

...Zarzuela

Zarzuela é um estilo lírico-dramático tipicamente espanhol (mas que também se tornou extremamente popular nas colónias deste país). O nome deriva do pavilhão de caça real, Palácio de la Zarzuela, junto a Madrid, onde pela primeira vez este género musical foi apresentado à corte.
A Zarzuela é então um género musical que pretende servir o drama através da alternância entre cenas cantadas (solos, ensemble e coro) e cenas faladas, sendo também muito usual a incorporação de danças, sempre com acompanhamento orquestral. É sempre cantada em espanhol, existindo tanto arias extremamente operáticas, como canções populares e diálogos que variam entre o cómico e o drama.


"Que te importa que no venga" Los Claveles, 1929
Jose Serrano





"De España vengo" El nino judio, 1918
Pablo Luna





"Al pensar en el dueno de mis amores" Las hijas del Zebedeo, 1889
R.Chapi





"Cuando está tan hondo!" El barquillero, 1900
R.Chapi




Sobre as cantoras:
Teresa Berganza, uma das grandes mezzos de sempre, cultivou o género da Zarzuela e era sem dúvida uma presença indispensável para este tema.

Elisabete Matos, uma das minhas cantoras preferidas não podia faltar aqui. Não vem de Espanha como canta (vem sim de Portugal), mas foi para Espanha que foi e onde se tornou no que é hoje.

Elina Garanca é uma mezzo Lituana que tem alcançado muito reconhecimento na última década e recentemente tem-se dedicado muito ao reportório Espanhol. Curiosamente vi-a ao vivo precisamente em Espanha cantando este tipo de reportório e mostrou que tem salero, pelo que alguns espectadores gritaram mesmo OLÉ!

Sem comentários:

Enviar um comentário